Seja Bem Vindo (a)!
Neste blog você obterá várias informações sobre Educação, Projetos Educacionais, Educação Ambiental, Eventos e Concursos Educacionais, Web Rádio, Web Quest, entre outros. Consulte os blogs e textos indicados! Obrigada pela sua visita!

7/15/2009

Exemplo de Projeto

Divulgação:
Alunos da Escola Estadual Filinto Muller da cidade de Fátima do Sul- MS, concluíram o Projeto “Aspectos de Fátima do Sul” a divulgação ocorreu em jornal local on-line no dia 08/07/2009.

Projeto:
O projeto “Aspectos de Fátima do Sul” nasceu no encerramento de outro projeto: “As Capitais do Mundo”, o qual mostrava imagens de todas as cidades capitais do mundo quando estavam trabalhando com o conteúdo cidades no 2º ano A e B do Ensino Médio. Então surgiu a necessidade de conhecermos mais sobre a própria cidade.

Objetivo do Projeto:
O Objetivo do projeto “ Aspectos de Fátima do Sul” foi conhecer mais o espaço do próprio município através de imagens. Os alunos escolheram subtemas de interesse e produziram vídeos.
Vários ofícios foram encaminhados para entidades e instituições para que os alunos fossem recebidos e pudessem desenvolver esse projeto.

Depoimento da Orientadora:
De acordo com a idealizadora e orientadora do Projeto, Professora Maria de Lourdes Ferreira de Macedo Lopes, “foi um projeto construído em conjunto com alunos onde eles puderam fazer suas colaborações principalmente nos subtemas e na metodologia utilizada. Assim, o projeto se torna mais interessante uma vez que parte do aluno a vontade de pesquisar e conhecer mais sobre o assunto de seu interesse. Eles saíram a campo em turno contrário, visitando lugares, realizando entrevistas, fotografando, filmando e produzindo os vídeos sobre nossa realidade. Parabéns esforço! São vídeos cheios de imagens de Fátima do Sul, mostrando aspectos de situações, infra-estrutura presente, contrastes e belezas naturais”, disse.

Subtema: Catadores de Papel
Um dos trabalhos que chama atenção expõe a questão do subemprego, no caso, os coletores de materiais reciclados, presentes na maioria das cidades brasileiras. Foi um jeito que arranjaram para sobreviver e conscientes ou não essas pessoas catadoras de materiais recicláveis são verdadeiras colaboradores do meio ambiente, pois, ao realizar seu árduo e mal valorizado trabalho, evitam que materiais como papel, papelão, plástico, vidro, metal, sejam lançados no solo e nos rios e mais, evitam que novas reservas naturais sejam extraídas. O trabalho desses “agentes”, que muitas vezes vivem a margem da sociedade acaba incutindo nessa mesma sociedade, valores ecologicamente corretos, como a necessidade de se criar o hábito de separar o lixo. Estas pessoas merecem todo respeito e apoio para a promoção de uma vida melhor para todos. Conheça aqui a história de Dona Maria de Fátima entrevistada por um grupo de aluno. Ela recebe R$ 150,000 por um mês inteiro de trabalho. Clique e confira no vídeo.

Outros Subtemas:
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Lista de Jogos Educacionais