Seja Bem Vindo (a)!
Neste blog você obterá várias informações sobre Educação, Projetos Educacionais, Educação Ambiental, Eventos e Concursos Educacionais, Web Rádio, Web Quest, entre outros. Consulte os blogs e textos indicados! Obrigada pela sua visita!

11/28/2012

Ensino de Ciências



Dissertações produzidas pelos mestrandos do 

PPEC- 

Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências


Livros para Download

Acesse http://www.nied.unicamp.br/?q=livros e faça o download de livros sobre tecnologias educacionais e Educação digital.

Metodologia: exemplo de trilha virtual


Meu diário- Os vegetais que vi, convivi e comi hoje*
Por Vilma da Silva Lins **
Hoje acordei ouvindo o despertador. Lembrei que era hora de levantar para ir à escola. Minha professora orientou que hoje seria o dia dos vegetais. Estava ansioso. Faríamos uma homenagem aos vegetais. Levantei-me rapidamente, vesti meu uniforme, escovei os dentes e meu cabelo, arrumei o topete com gel, passei perfume e comecei a praticar o que minha professora havia solicitado. Comecei pelo café da manhã. O que tinha de vegetais para eu ver e ingerir? Minha mãe me ajudou. De alimentos de origem vegetal tinha o suco de laranja e trigo (do pão). Este minha mãe me lembrou. Comi imaginando saber mais sobre a laranjeira e sobre o trigo. Fui para o jardim de casa, para dar comida e brincar com o gato e o cachorro, observei algumas formigas levando folhas para a morada delas. Observei que tinha grama e uma árvore chamada jasmim na frente da minha casa. Lavei as mãos e fui a caminho da escola. A Escola é muito próxima de casa, apenas 300 metros; sempre vou de bicicleta. Observei muitas árvores, coqueiro buriti, Oiti, Ipê branco e Sibipiruna. Algumas casas com grama. Na escola, descobri com meus colegas que o caderno e livros e tudo o que é feito de papel vem da madeira de vegetais, o nome do componente é celulose.  Também descobri que a borracha  de apagar vem das seringueira que é uma árvore muito grande.  Teve o lanche, sempre é comida: Tinha arroz, cebolinha que são vegetais e estrogonofe de frango. Ao sair da Escola eu vi muitas sementes de árvores no chão, e vi um pássaro com raminho de planta no bico para fazer um ninho. Cheguei em casa , almocei e tinha várias coisas que gosto e de vegetais consegui identificar o arroz, feijão e o tomate e também tinha farofa que vem da mandioca. A Tarde fui para o campinho de futebol a 150 metros de casa. Lá tinha um pé de manga e muita grama.  Ao terminar o treino fui para casa e tomei um suco de laranja que tinha sobrado do almoço. A noite o jantar foi muito tranquilo e alegre, dei muitas risadas com meu pai e minha irmã e minha mãe. Tinha azeitona e tomate e trigo e orégano, porque era pizza. Tinha também Suco natural de abacaxi com hortelã. Estávamos comemorando o aniversário do meu pai. Escovei os dentes. Digitei este meu diário de hoje, pesquisei todos os vegetais que encontrei. Olhei para o teto do  meu quarto e vi que o forro era de madeira e havia alguns objetos de borracha, então pude perceber que não vivemos sem vegetais. Todos nós precisamos deles para viver, e todos os animais também. Amanhã minha professora vai olhar esta minha redação. É como um diário. Gostei de fazer esta atividade. Aprendi muita coisa observando e pesquisando na internet. Meu pai me ajudou nesta atividade. Agora é melhor eu ir dormir.
______________________________________________________
 *Simulação:  Trilha virtual narrada como se fosse de um aluno do 6º ano do ensino fundamental. 
**Professora Me. NTE-Dourados/COTEC/SED/MS.  visilins@gmail.com.
______________________________________________________
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Lista de Jogos Educacionais